Alguns o consideram uma obra-prima visionária de direção, outros um filme temático sobrecarregado e um remédio para dormir. Não importa de que lado você esteja, quase todos concordam que 2001 - Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, é uma experiência de visualização única e não pode ser comparada a nenhum outro longa.
A ópera de ficção científica há muito adquiriu o status de um verdadeiro clássico e agora pode ser encontrada no topo de inúmeras listas dos melhores filmes de todos os tempos (por exemplo, atualmente está classificada em sexto lugar na lista anual dos melhores filmes de todos os tempos da Sight & Sound). Quando 2001 comemorou sua estreia mundial há 57 anos, esse reconhecimento generalizado não era de forma alguma previsível. A reação do público do cinema na época foi bastante negativa.
A estreia de 2001 foi um desastre: 241 pessoas saíram do cinema
Embora Uma Odisséia no Espaço, com todas as suas facetas filosóficas, possa às vezes causar estresse mental até mesmo para os padrões de hoje, a obra deve ter sido avassaladora em 1968. Pelo menos é o que sugere a reação do público da estreia na época. Segundo informações do Slash Film, um número incrível de 241 espectadores saiu do cinema mais cedo.
Entre eles estava uma das maiores estrelas de Hollywood da época: Rock Hudson, conhecido por filmes como Herança Sagrada e Adeus às Armas, saiu do Uptown Theater em Washington, D.C., exasperado. e diz-se que disse a seguinte frase: "Alguém pode me dizer do que diabos se trata?"
Ele pode ter falado do coração de muitas pessoas, porque Kubrick e o corroteirista Arthur C. Clarke (que também escreveu o conto) exigiram muito do público, mas eles obviamente não estavam preparados para isso. 2001 também recebeu críticas, em maioria, ruins dos críticos. |